quarta-feira, 9 de setembro de 2009

A derrota de Louçã e dos iluminados de direita

A clara derrota de Francisco Louçã no debate com José Sócrates, além de desiludir os militantes do Bloco de Esquerda, deveria servir de aviso para os “inteligentes” políticos de direita e de centro-direita que apostaram em Louçã para derrotar o governo socialista.
Temos, infelizmente, uma classe de políticos que, por serem mal preparados, manifestamente incompetentes ou desprovidos de visão estratégica, apenas pensam e vêem o imediato, sem analisar ou perspectivar as consequências do futuro.
Um certo grupo pseudo influente, que se julga iluminado, definiu duas vertentes de uma estratégia para derrotar José Sócrates: elogiar o Bloco de Esquerda e Francisco Louçã – para bater o PS pela esquerda – e apostar no desgaste e nos escândalos que, eventualmente, envolvem o primeiro-ministro.
Porque, para estes “políticos”, o poder não se conquista, porque isso, além de dar trabalho, implica criatividade e apresentação de propostas sérias, viáveis e potenciadoras de uma mobilização do eleitorado.
Definidas estas vertentes da estratégia, deram como seguro a derrota de José Sócrates, ainda para mais face aos resultados do Bloco de Esquerda nas eleições europeias.
O debate de ontem deitou por terra esta vertente da estratégia, uma vez que Francisco Louçã foi arrasado por José Sócrates e comprovou duas coisas: que Louçã é um demagogo perigoso e que é intelectualmente desonesto – como já se verificara no debate com Manuela Ferreira Leite – faceta esta que é uma componente essencial do carácter e que se traduz uma forma de corrupção moral, tão danosa como a corrupção venal.
Agora, face a este desastre, os “iluminados” têm que fazer uma coisa muito simples, pedalar a sua própria bicicleta, como metaforicamente explicou Cavaco Silva, e fazer-se ao caminho, se o objectivo é, na verdade, derrotar José Sócrates.
Eu, por mim, que não pertenço a esta “casta”, sei que não voto Sócrates, nem serei responsável por uma eventual vitória do Partido Socialista.