segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Que pensar?

As últimas sondagens para as eleições legislativas dão um ligeiro avanço ao Partido Socialista em relação ao PSD.
Hoje foi conhecida uma sondagem que nos diz que José Sócrates é o pior primeiro-ministro da democracia portuguesa, desde 1985, ficando à frente de Santana Lopes, que Sampaio derrubou e que Sócrates venceu.
A compaginação destas duas sondagens é difícil, ou fácil, se admitirmos que a sondagem final do dia 27 de Setembro vai ser uma caixa de surpresas e que pode significar uma mudança relevante no sistema político português.
Pelo meio um questão relevante: o eventual acordo de incidência parlamentar ou governativa entre o PS e o Bloco de Esquerda, o qual só poderá ser viável no pressuposto de o Partido Socialista ganhar as eleições, facto que ainda não se encontra confirmado.
De qualquer modo, esta opção, que vinda de Ana Gomes é irrelevante, uma vez que a Deputada Europeia não conta para nada, já a afirmação de Mário Soares representa o pensamento de uma parte substancial do PS.
No entanto, porque devemos ponderar todas as vertentes das coisas, nada nos diz que a mesma não passa de um isco para os potenciais votantes do BE e, igualmente, para abrir o caminho para a radicalização do discurso de José Sócrates, na parte final da campanha, com a afirmação solene de que não fará, sob qualquer circunstância, uma coligação com o Bloco de Esquerda.