sexta-feira, 22 de abril de 2011

A voz do dono.

O ex-ministro das Finanças Bagão Félix deu uma série de sugestões para reduzir o défice e melhorar as contas públicas.
Estranho, porque a maioria dos exemplos que ele deu para obter aquele efeito, e passo a citar, já existiam quando ele foi ministro: " A extinção dos governos civis, de institutos, fundações e a redução do número de deputados são algumas das medidas que, na opinião do economista e membro do Conselho de Estado, ajudariam a diminuir a despesa, mas também a dar o exemplo de que o Estado assume a austeridade no seu funcionamento interno.
Bagão Félix deu mesmo o exemplo da extinção de alguns organismos estatais distritais, considerando que o Estado deve reduzir o seu peso. Se hoje por hipótese desaparece-se o Instituto Português da Juventude alguém dava por  isso ?".
Curiosamente, não se lembrou de tais medidas quando exerceu funções governativas e desconheço que tenha tido alguma proposta para acabar com esse desperdício que foi defendido por muitas pessoas. 
Mudam-se os tempos e para agradar a quem o escolheu para Conselheiro de Estado e para se fazer ouvir fora do cometário futeboleiro em que se especializou, vem falar num conjunto de lugares comuns que todos sabemos que têm de ser resolvidos. Apenas ele o descobriu, agora. Tarde e a más horas.