sábado, 4 de julho de 2009

Os cornichos, como obra futurista

Joe Berardo, o impoluto responsável pelos vencimentos do BCP, convidou Manuel Pinho para administrador da sua fundação, aquela que recebeu uns milhões do governo de que Manuel Pinho fez parte.
Acredito que Joe Berardo nem pensou nisto e, como admirador de arte, apenas viu no gesto de Pinho, um quadro futurista, de elevado potencial, que merecia ser exposto, pelo menos a sua foto, entre as obras de destaque da Colecção Berardo.
Para que não restem dúvidas e com a ajuda da Wikipédia deixo, aqui, pistas para a compreensão do futurismo: um movimento artístico e literário, que surgiu oficialmente em 20 de Fevereiro de 1909 com a publicação do Manifesto Futurista, pelo poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro. Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX. Os primeiros futuristas europeus também exaltavam a guerra e a violência. O Futurismo desenvolveu-se em todas as artes e influenciou diversos artistas que depois fundaram outros movimentos modernistas.Uns cornichos, com ar de ataque, dirigidos a um líder partidário, integra-se, indubitavelmente, no conceito Futurista.