domingo, 13 de junho de 2010

A Igreja e as Presidenciais.

A Igreja está zangada com Cavaco Silva, por causa da promulgação do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Compreende-se esta zanga, mas não se compreende que pretenda, por isso, potenciar uma candidatura alternativa à de Cavaco Silva, se este decidir recandidatar-se.
Que exista uma candidatura de direita e conservador, por oposição à candidatura do actual Presidente, que foi, sempre, um homem de centro-esquerda, apesar de conservador, eu compreendo. Mas sem interferência da Igreja, que até deveria estar agradecida a Cavaco que, enquanto primeiro-ministro, concedeu o quarto canal à Igreja, em detrimento da proposta, muito mais consistente, do grupo liderado por Proença de Carvalho.
Santana Lopes, caso tal aconteça, já se disponibilizou, de forma ténue, a fazer o sacrifício. Até porque a questão da boa e da má moeda nunca ficou completamente esclarecida, mesmo com as “pazes” entre Manuela Ferreira Leite e Santana, que se traduziu na candidatura à Câmara de Lisboa e na não exclusão de alguns dos amigos de Santana das listas de deputados, contrariamente ao que sucedeu aos apoiantes de Passos Coelho.
O verão, após o regresso da selecção portuguesa de Moçambique, vai trazer algumas movimentações, mais não seja para ocupar páginas de jornais e aberturas de telejornais. Porque a realidade, essa, vai ser outra.