segunda-feira, 7 de junho de 2010

O Presidente da República, o Ministro da Economia, as férias dos portugueses, a cooperação estratégica e a criação de riqueza na hotelaria.

Cavaco Silva e Vieira da Silva têm, ambos, razão, quanto à sugestão para que os portugueses passem férias no nosso País.
O Presidente tem razão, porque, em primeiro lugar, se os portugueses não saírem, o dinheiro que possam gastar nas férias será gasto em Portugal.
Em segundo lugar, face ao endividamento dos portugueses, estes dificilmente poderão suportar os preços praticados na hotelaria portuguesa, bastante superiores aos que se praticam em outros países, pelo que, só lhes resta ficarem em casa, o que aumenta a poupança.
Vieira da Silva também tem razão, porque, se todos os países em dificuldades aconselharem os seus cidadãos a fazer férias no país de origem, a hotelaria portuguesa sofrerá um grave rombo por duas ordens de razão: primeiro porque não recebem os estrangeiros, que habitualmente têm maior poder de compra do que os nacionais, segundo, porque, face aos preços que praticam, também não recebem os nacionais, a não ser que façam promoções, o que reduz a sua margem de lucro.
Enfim, com esta cooperação estratégica de opiniões coincidentes a economia nacional vai longe. A hotelaria sairá da crise e os portugueses poderão aumentar a poupança.