sexta-feira, 11 de junho de 2010

Mário Soares e a incompetência dos dirigentes europeus.

Mário Soares tem razão em dizer que os actuais líderes da Europa são medíocres. Infelizmente não são só os da Europa, pois veja-se o actual primeiro-ministro japonês, ex-responsável pela pasta das finanças que, mal chegou ao poder, anuncia uma catástrofe para a economia japonesa, como se ele não tivesse sido co-responsável. E, possivelmente, sendo a situação insustentável, talvez o alarmismo vise, apenas, justificar as medidas que se venham a tomar e obter crédito pela recuperação que se venha a fazer. Uma espécie de Vítor Constâncio quando “viciou” o défice do governo de Santana Lopes, para pré-justificar as medidas e a recuperação efectuada pelo governo socialista de José Sócrates.
Curiosamente, foi José Barroso, cuja competência deixa muito a desejar, que veio responder a Mário Soares, em nome dos dirigentes europeus.
Estou convencido que a Europa, com estes dirigentes, não vai longe e que, ou eles mudam, ou a Europa entra em convulsão. E, com um grau elevado de probabilidade, essa convulsão pode ser fatal para os cidadãos europeus que irão pagar caro a incompetência de quem exerce o poder na Europa. Mas não se podem queixar porque foram eles que, por acção ou omissão, os colocaram onde estão.