quarta-feira, 2 de junho de 2010

Uma sondagem ridicula

O RCP, hoje, colocou no ar uma sondagem para que os seus ouvintes se pronunciassem sobre a eventual venda da VIVO à Telefónica.
Até ao momento em que estou a escrever, a maioria dos ouvintes era contrária à venda da VIVO.
Este tipo de sondagens, em democracia, é perigoso, demagógico, potenciador de um clima justicialista perfeitamente absurdo e incompreensível.
Independentemente de se discordar ou concordar com a opção que venha a ser tomada pelos accionistas da PT, a verdade é que são estes que mandam e não os ouvintes do RCP.
Para mim, a venda da VIVO constitui um erro e dá-nos a dimensão da classe empresarial que temos. Incompetente, atraída pelo lucro fácil e subsídio-dependente.
Como explicou Nicolau Santos, a PT, sem a VIVO, perde dimensão, massa crítica e passará a uma empresa regional, sem qualquer valor.
Mas o dinheiro, num tempo de crise, com “empresários” que apenas não vendem a “honra”, cai como sopa no mel, e enche o prato da “honra” de muitos.