terça-feira, 20 de abril de 2010

Otelo Saraiva de Carvalho e o seu desencontro com a História.

Otelo Saraiva de Carvalho, na entrevista que concede ao DN, e sobre as FP25 e a sua participação neste bando, afirma o seguinte: “Havia um conluio do PCP com o CDS e com o PSD para a minha liquidação total. Fiquei cinco anos preso preventivamente, quando o máximo era quatro anos. Quando eu fui detido, cerca de 70 por cento dos inspectores da PJ eram militantes do PCP. Todo o meu processo foi tratado e conduzido, mesmo em tribunal, pelo secretariado de trabalhadores do PCP".
Esta afirmação/conclusão tenta ser o acerto de contas com a história e com o PCP, a quem Otelo nunca perdoou,bem como uma tentativa desculpabilizante de um dos “heróis de Abril”.
Infelizmente, a verdadeira “história” das FP25 nunca irá ser contada, por dois motivos fundamentais: primeiro, porque a coberto de uma acção política, um bando de criminosos assassinou cidadãos e assaltou bancos, segundo, porque não será conveniente para muitos políticos ainda em funções, que se saiba o seu envolvimento em todo o processo.
Por outro lado, Otelo Saraiva de Carvalho levanta uma questão pertinente, a qual diz respeito ao papel e à influência do PCP na estrutura da Policia Judiciária.
Mas, também esta questão nunca terá uma resposta e será sempre negada.