sábado, 17 de abril de 2010

Qual o conceito de "manso"?

Francisco Louçã disse que o primeiro-ministro estava mais "manso" e este comentou, em surdina, que "manso é a tua tia, pá".
Esta frase foi primeira página de quase todos os jornais e abriu uma discussão na "blogosfera", como se fosse a causa de todos os males do nosso país.
Discordo das críticas ao primeiro-ministro, e estou à vontade para o fazer, porque se parte de um argumento falacioso.
Se a intenção de Louçã foi de dizer que o primeiro-ministro estava mais suave, o comentário de Sócrates tem de ser entendido na mesma medida.
Se a conotação que Louçã quis dar ao conceito de "manso" foi outra, a reacção do primeiro-ministro é criticável, apenas porque não pode descer ou deixar arrastar-se para a "ordinarice".
Qualquer que seja a interpretação que se faça, esta situação dá-nos a dimensão do estado a que chegou a nossa política e dos nossos políticos.
Eu penso que os portugueses querem é ideias e determinação para sairmos da crise em que nos meteram e da qual não se sabe como iremos sair.
Se os jornalistas, os jornais e os portugueses, afinal, se querem alimentar destas "pequenas coisas", é porque se estão nas "tintas" para o resto e sou obrigado a concluir que o conceito de "manso" foi bem empregue e é extensível a uma boa parte dos portugueses.