quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

A gestão das oportunidades

Pedro Passos Coelho está a ser pressionado para precipitar o confronto directo com Manuela Ferreira Leite. Candidato à liderança do PSD, admite a urgência de uma clarificação, mas defende continuidade da líder durante o próximo ciclo eleitoral
(in Jornal de Notícias)
O racionalismo, levado às últimas consequências, pode ter resultados nefastos, uma vez que não controlamos todas as premissas, nem as reacções emocionais que condicionam o momento da opção final do eleitorado.
Esperar para ver, neste caso concreto, pode ter dois desfechos: perder a oportunidade de alcançar a liderança do PSD, caso Manuela Ferreira Leite obtenha um bom resultado eleitoral, - cenário que não pode ser liminarmente afastado - ou, caso tal não aconteça – cenário também equacionável -, ganhar um partido em cinzas. E, nas cinzas é muito difícil plantar a floresta.
A gestão das oportunidades é fundamental para a conquista do poder. Mas tem de se saber qual o momento exacto para actuar. É esta a diferença entre um Homem de Estado e um político.