segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Um facto novo e duas questões pertinentes(para mais tarde recordar)

De um artigo publicado no dia 28 de Maio de 2008 em "O Primeiro de Janeiro"



...Não sendo certo que José Sócrates ganhe as eleições por maioria absoluta ou mesmo por maioria, poderemos ter um parlamento fragmentado, em que o partido vencedor se veja impossibilitado de formar governo se não tiver capacidade de fazer alianças. E, pelo caminho que as coisas estão a seguir, tudo aponta para que as alianças se façam à esquerda ou com a participação de partidos ou coligações de esquerda.
Esta possibilidade não deixa de ser curiosa, uma vez que Portugal, mais uma vez, em contra-ciclo com a Europa, vira à esquerda.
A este propósito, a anunciada participação de Manuel Alegre numa iniciativa do Bloco de Esquerda, conjuntamente com os “renovadores comunistas” e os “socialistas históricos”, pode ser um balão de ensaio para outro estádio de intervenção na acção política, nomeadamente através da criação de uma ampla frente de esquerda para disputar as eleições de 2009 e abrir caminho a uma recandidatura de Manuel Alegre à Presidência da República.
São, inquestionavelmente, cenários, mas a vida é feita de movimento e é esse movimento que impulsiona o vento que ajuda a abrir as janelas de oportunidade que mudam a história e o pensamento estratificado e cinzento que se acomoda ao “statu quo”.
A ver vamos o que vai acontecer, mas depois não digam que os não avisei em tempo...
Vitor Fonseca
in PRIMEIRO DE JANEIRO