terça-feira, 16 de junho de 2009

O Irão em mudança de paradigma religioso

Os religiosos que exercem, efectivamente, o poder no Irão, iniciaram uma manobra de diversão para aliviar a tensão que se instalou no País.
A recontagem dos votos pode significar duas coisas: a legitimação da vitória de Mahmoud Ahmadinejad ou a possibilidade de dar a Mir-Hossein Mousavi a hipótese de disputar novas eleições.
A decisão final do Conselho dos Guardiões passará pela análise das vantagens em deixar cair o seu protegido, simulando uma abertura do regime, ou em manter tudo na mesma.
Mesmo tendo em consideração as envolventes externas e a pressão do mundo árabe – sem esquecer a idiossincrasia própria do Irão – o resultado final será consequência da avaliação que os Guardiões façam quanto à sua sobrevivência na liderança do regime.
O que eles talvez ainda não tenham interiorizado é que este movimento pode ser o começo do fim de um poder religioso cego e autocrático.
O Irão iniciou o processo de mudança dos paradigmas religiosos e essa mudança poderá ser inevitável. As duas grandes questões a saber é se será mais ou menos violenta e quanto tempo sobreviverá o regime dos Guardiões.