quarta-feira, 6 de julho de 2011

A Procuradora Distrital de Lisboa acordou para a realidade do crime violento.

No dia 8 de Abril de 2010, escrevi o seguinte texto:

Corrupção: Um crime de oportunidade e a importância da prevenção.

Boaventura Sousa Santos disse, hoje, aquilo que todos sabemos, que a corrupção é um crime de oportunidade. E que, por isso, é fundamental reforçar os mecanismos de prevenção, em vez de criar mais leis, que só viriam atrapalhar a investigação. As "boas práticas" na administração pública, o controlo rigoroso dos concursos públicos, a fiscalização apertada da execução das grandes empreitadas, são as envolventes que podem mudar a acção dos agentes corruptores, afastando a oportunidade. A Policia Judiciária e os Procuradores preferem a alteração legislativa e a investigação, porque isso reforça o seu poder. São concepções diferentes de combate à corrupção, apesar de entender que, para o País, a prevenção é o melhor e mais eficaz meio de combater um crime de oportunidade. E, desse modo, alocar os meios operacionais para o combate a outro tipo de crimes, como o tráfico de droga, de pessoas e a violência urbana".

Desde há mais de três anos que tenho escrito que o verdadeiro problema da "corrupção e destruição da sociedade portuguesa" não estava nos crimes de colarinho branco, mas na criminalidade violenta, nos gangues, na violência urbana e suburbana e no tráfico de droga, como explicava um ex-alto dirigente da PJ, porque os crimes de colarinho branco combatiam-se a montante, com um Estado eficaz e racional.
O Ministério Público optou, sempre, por dar relevância aos crimes de colarinho branco, por serem mais mediáticos, em detrimento do que era mais grave para a sociedade portuguesa.
Agora a Procuradora Distrital de Lisboa acordou para a realidade e revela, finalmente, a sua preocupação com o crime violento, o tráfico de armas e de droga.
Mais vale tarde do que nunca, mas para isso é fundamental que se altere a política criminal e que se defina como prioridade esse combate. Sem medo e com frontalidade. Apoiando as policias e dando meios para esse apoio. Porque a criminalidade violenta vai aumentar com a implosão social que se adivinha.