domingo, 10 de julho de 2011

Uma licção, gratuita, para o Prof. Cavaco Silva, sobre finanças públicas.

O Prof. Cavaco Silva, com a tradicional arrogância a que nos habitou e que esconde muita coisa, declarou que o que mudou, não foi a sua opinião sobre as agências de "ratingi", mas a posição dessas agências.
Na verdade, o Prof. Cavaco Silva não percebeu que o que mudou foi a posição dos Estados Unidos e a necessidade de empurrar responsabilidades para outros, desviando as atenções da maior economia mundial.
As agências de "rating" são as mesmas, Portugal está nas mesmas condições ou, apesar das medidas tomadas, está pior, mas os Estados Unidos estão à beira do colapso financeiro. E foi isso que mudou tudo.
A directora-geral do FMI explica-lhe, com mestria, o que mudou e  alertou para as "consequências devastadoras" de um eventual incumprimento dos EUA sobre a economia mundial.
"Se estivermos perante um cenário de incumprimento, teremos, evidentemente, subida das taxas de juros, quedas enormes nas bolsas e consequências verdadeiramente devastadoras, não só para os EUA, mas para toda a economia mundial", afirmou Christine Lagarde, em entrevista concedida ao programa ‘This Week' da cadeia de televisão ABC, sublinhando que não imagina esta probabilidade "nem por um segundo".
Os EUA encontram-se actualmente num impasse político, uma vez que os democratas e os republicanos não se entendem quanto à possibilidade de aumentar o limite da dívida pública do país, que foi atingido em meados de maio, pelo que o pior pode acontecer, uma vez que os norte-americanos têm demonstrado uma total incapacidade de análise, como se verificou no início da crise mundial em 2009.
O Tesouro norte-americano tem insistido que até 2 de Agosto terá esgotado todos os recursos para evitar que os compromissos com os detentores de obrigações norte-americanas não sejam honrados.
Foi isto, e apenas isto que mudou, mas o reputado Professor de Finanças Públicas não compreendeu e arroga-se o direito de mandar os outros estudar. Haja paciência!