terça-feira, 6 de janeiro de 2009

A TVI versus José Sócrates

A minha curiosidade está esclarecida, a entrevista do primeiro-ministro José Sócrates, transmitida pela SIC, foi vista por cerca de 2,7 milhões de telespectadores, mas não passou do quinto lugar entre os programas mais vistos do dia.
A entrevista - designada como "Portugal em 2009" - obteve uma audiência média de 13%, segundo dados hoje divulgados pela empresa MediaMonitor, da Marktest.
As respostas de José Sócrates, entrevistado durante quase uma hora por José Gomes Ferreira (SIC) e Ricardo Costa (Expresso), conquistaram um "share" (número de telespectadores que sintonizaram, pelo menos uma vez, o canal durante o tempo em que estiveram a ver televisão) de 28,9%, valor que corresponde a cerca de 2,7 milhões de portugueses.
A entrevista não conseguiu, no entanto, bater o habitual interesse dos portugueses pelas novelas da TVI, tendo a "Flor do Mar" sido o programa mais visto do dia, seguida pelo "Feitiço de Amor".
Os primeiros lugares da lista de preferências dos telespectadores foram ainda preenchidos pelo "Telejornal" da RTP e pelo "Jornal da Noite" da SIC.
As novelas, mais uma vez, mereceram o interesse dos portugueses, em detrimento da entrevista do Primeiro-Ministro.
Opções que deverão ser levadas em conta em futuras mensagens políticas e acções de propaganda eleitoral.