quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

É exigível uma explicação

O Estado, ou seja, os contribuintes portugueses já gastaram com o BPN cerca de 1.8 mil milhões de euros, o equivalente, segundo o jornal Público, a metade do custo do futuro aeroporto internacional de Lisboa.
Esta delapidação do dinheiro público deveria merecer uma explicação do Governo, para além da que foi dada: de que a queda do banco representaria um perigo de contaminação sistémica que poderia colocar em perigo a banca portuguesa.
Vale a pena atirar este dinheiro pela “janela”? Haverá alguma possibilidade de o recuperar?
Ou existe outra explicação para se gastar o que se gastou, explicação esta que o Governo não quer prestar aos portugueses? Quem se pretende proteger?

Outro caso a exigir uma clarificação, diz respeito ao negócio celebrado pelo Governo de Durão Barroso na alienação de créditos fiscais ao Citigroup, com o objectivo de reduzir, artificialmente, o défice.
Hoje, como já se admitia à época, o Estado pode vir a ter de recomprar ao Citigroup, pelo preço a que os vendeu, alguns dos créditos que foram titularizados em 2003 por Manuela Ferreira Leite.
Se assim for, qual o custo para os contribuintes portugueses desta operação? E, já agora, quais os efeitos desta recompra no défice?