terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Pode ser uma boa ideia

O ex-presidente da República Jorge Sampaio defendeu que a Europa “pode e deve” procurar instrumentos adicionais para fazer face à actual conjuntura, sugerindo a emissão de obrigações europeias “para reforçar as políticas sociais e de combate à crise”.
Alguns economistas, daqueles que acertam sempre nas previsões, nem que as façam à posterior, vão dizer que a ideia é péssima e que não tem qualquer viabilidade.
Se eles disserem isto, é a confirmação de que esta pode ser uma boa solução e que Jorge Sampaio, tal como os franceses, apresentou uma proposta séria para ajudar a combater a crise.
Em sentido contrário a Chanceler alemã que discorda da ideia. O que já não é novidade porque quando a crise estoirava nos Estados Unidos, os governantes alemães pensavam que não era nada com eles e que a Alemanha sairia impune da derrocada financeira que se abateu na economia global.
Se os economistas "sabem tudo" disserem que concordam, talvez seja de ponderar, na mesma, a solução proposta pelo ex-presidente da República, porque neste estado em que as coisas estão, se nada se fizer é bem pior.