segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Venha o diabo e escolha

O secretário-geral socialista está, segundo dizem, indeciso entre Ferro Rodrigues e Freitas do Amaral, para liderar a lista do PS às eleições europeias.
Sabe-se que os partidos desvalorizam, sistematicamente, as eleições europeias, porque não acreditam na União Europeia, não acreditam que é possível construir, na Europa, um espaço político-económico e só pensam nos benefícios que colhem através dos fundos comunitários - que estão a acabar, diga-se - e nos lugares da estrutura politico-burocrática de Bruxelas.
Para a maioria dos políticos, portugueses e não só, a Europa não existe e essa concepção saiu reforçada com a posição de Angel Merkel e de outros líderes europeus que, num contexto de crise mundial, começaram por pensar que a crise não era com eles e quando esta lhes estoirou em casa defenderam medidas proteccionistas.
A grande questão deriva da fraca qualidade dos políticos que dirigem a Europa e da sua falta de coerência.
Por isso, não é de estranhar a indecisão de José Sócrates porque, na sua perspectiva, para o Parlamento Europeu tanto faz candidatar qualquer daqueles nomes ou um ilustre desconhecido.
Como diz o povo, "venha o diabo e escolha".