sexta-feira, 13 de março de 2009

Um alerta essencial

O presidente do Observatório de Segurança, Garcia Leandro afirmou que o número de crimes este ano pode aumentar ainda mais e defende que o que se passou em 2008 resulta da má legislação em vigor.
Ora que espanto! Desde há vários anos que venho a alertar para o agravamento e para a falta de medidas de combate ao crime violento. Infelizmente, as autoridades estão mais preocupadas com o mediatismo de certo tipo de criminalidade que, não deixando de ser importante e colocar em causa a democracia e a cidadania, pode ser controlada a montante.
A criminalidade violenta e organizada desestrutura o Estado, coloca em causa a segurança e é incontrolável, mesmo com o recurso a medidas securitárias máximas.
A não ser que o Estado português pretenda que as coisas cheguem a um ponto de descontrolo tal que justifique a aplicação de medidas restritivas da liberdade dos cidadãos.
Porque este poder, a todos os níveis, não é fiável e as medidas que estão subjacentes à sua actuação permitem que se duvide da bondade das intenções e das políticas.