terça-feira, 17 de março de 2009

Um erro de análise, que pode ser fatal

O ex-presidente da República, Mário Soares, alertou para o impacto da manifestação da passada sexta-feira e que a mesma não poderia ser, levianamente, desvalorizada.
José Sócrates, pelo contrário, voltou à tese da manipulação da CGTP, e dos manifestantes, pelo PCP e pelo Bloco de Esquerda, o que constitui um erro político grave, só admissível num aprendiz de político.
É uma verdade que o PCP controla a CGTP - sempre controlou - e o Partido Socialista foi fundamental no combate à unicidade sindical, com Soares, Alegre e Zenha na primeira linha desse confronto, que abriu a primeira fenda na estrutura sindical comunista.
Também é verdade que os líderes do PCP e do Bloco se associaram à manifestação e aproveitaram aquele momento para lançar duras críticas ao Governo.
Mas dar importância a este facto, atribuindo ao PCP e ao Bloco de Esquerda uma capacidade de mobilização que eles, sozinhos, não possuem, é trazer para a "luz da ribalta" quem ainda não conseguiu lá chegar.
É evidente que José Sócrates, com este empolamento do papel dos comunistas e da extrema-esquerda, pretende captar o eleitorado de centro.
Para seu mal, o eleitorado sabe o que quer e já não se assusta com lobos-maus, sejam eles de extrema-esquerda ou de extrema-direita.